sexta-feira, 27 de novembro de 2009

DROGAS NA FAMILIA E NA ESCOLA

GOVERNO DE MATO GROSSO
PREFEITURA MUNICIPAL DE SINOP
EMEB “BASILIANO DO CARMO DE JESUS”



















PROGRAMA DE PREVENÇÃO E ERRADICAÇÃO DAS DROGAS NA ESCOLA: AS CAUSAS E OS EFEITOS DAS DROGAS NA ESCOLA E NA FAMILIA:
DROGA FIQUE FORA!


Projeto de aprendizagem desenvolvido pelos professores facilitadores da Escola Municipal Basiliano do Carmo de Jesus – Sinop/MT, sob a orientação e coordenação do professor Carlos Alberto Ferreira de Souza, como requisito para aplicação nas turmas da EJA.












SINOP/MT
2009INTRODUÇÃO


As drogas de uma forma geral têm entrado na vida das pessoas de diversas formas, mas ela segue um caminho que já se tornou bastante vulgar na nossa sociedade. Uma das portas ainda está sendo a escola, pois neste espaço os discentes entram em contato com as primeiras amizades fora do lar, que podem levá-los as primeiras experiências de conhecimento das drogas e de seu uso.
Este assunto é um problema causador de grandes preocupações em todas as sociedades constituídas, Pois de forma abusiva, está presente em todas as classes sociais. Assim se faz necessários debates e questionamentos que ajudem a encontrar soluções que atenuem ou erradiquem as causas deste problema. Acreditamos que com a prevenção e o conhecimento poderemos evitar o uso indevido e generalizado das drogas. Usaremos para isso a estratégia do seminário, filmes e palestras, onde desenvolveremos ações conjuntas para sensibilizar e buscar a participação de todos, quando a necessidade de juntos atenuarmos os prejuízos do uso indevido para si e para a sociedade. Esperamos obter resultados positivos quanto à abordagem e os assuntos em grupo. Assim deveremos inicialmente, realizar os seminários em pequenos grupos, por faixas etárias, se possível, com faixa de idade mais propícia, ao consumo das drogas.
Abordaremos também a questão da violência, do desinteresse, da falta da perspectivas dentro e fora da escola. Não cremos que estes encontros nos levem a erradicação desse problema, mas temos certeza, que eles contribuirão na conscientização dos alunos a respeito da tomada de ação para a solução da questão. Com certeza, com ações coletivas partes destas situações serão minimizadas. Através de informações cientificas, mostraremos as conseqüências maléficas das drogas no ser humano e sua extensão na família e na sociedade.
Precisamos cuidar dos nossos jovens. Orientar direcioná-los num caminho seguro é nosso dever como educadores e cidadãos conscientes.
Queremos lembrar a sábia advertência gravada nas paginas do evangelho: “conheceis a verdade e a verdade vos libertará”.

Tema (transversal)

Saúde
Vida familiar
Trabalho
Ética

O tema sobre drogas será abordado a partir da área de ensino religioso tendo outras áreas de conhecimento como apoio. A informática será sempre que possível como suporte nas atividades.
Ciências
Matemática
Português
História
Geografia
Ed.Física
Ens.Relig.


OBJETIVO GERAL

Possibilitar aos alunos pesquisar, analisar, discutir, refletir e conscientizar dos perigos e males que as drogas produzem em suas vidas.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Áreas disciplinares:

1. Ciências / Física / Química:
· Elaborar conceitos de drogas.
· Classificar tipos de drogas e relatar conseqüências.
· Conhecer e relatar os primeiros socorros para os usuários de crises.
· Apresentar propostas para a cura do viciado.
2. Língua Portuguesa:
· Desenvolver habilidades de leitura, interpretação, linguagem oral e produção de textos através de livros literários e textos diversos.
· Desenvolver habilidades artísticas através de apresentação de poemas, paródias e dramatizações.
· Analisar propagandas de TV rádio e jornal alusivo ao tema.
· Construir slogans e cartaz com propaganda de conscientização sobre os malefícios da droga.
3. Matemática:
· Coletar dados estatísticos sobre as drogas.
· Construir gráficos com os dados levantados.
· Analisar e construir tabelas.
· Interpretar e sintetizar os dados levantados.
· Resolver problemas operatórios utilizando os dados obtidos.
4. História:
· Pesquisar a origem da droga e discutir o consumo na sociedade atual.
· Conhecer a legislação brasileira que dispõe a lei antitóxicos.
· Discutir sobre o estatuto da criança e do adolescente.
5. Geografia:
· Localizar em mapas os principais países produtores e consumidores de drogas.
· Analisar tabelas de distribuição territorial do narcotráfico.
· Discutir sobre o que diferencia os países que produzem e os que consomem drogas (economia, questões climáticas e sociais).
6. Educação Física:
· Fazer o levantamento dos métodos utilizados para comprovar o uso da droga pelos esportistas e outros.
· Discutir fatos atuais que envolvem esportistas que fizeram uso de droga.
· Promover uma campanha através de um campeonato com o lema “Quem pratica esportes, não usa drogas”.
· Procurar patrocinadores para doação de camisetas.
7. Ensino Religioso:
· Discutir sobre o que leva o adolescente a procurar refúgio nas drogas.
· Refletir sobre “o preço da liberdade e uma eterna vigilância”.
· Discutir sobre a importância da escola (educação) como condutora de conhecimento e formadores de valores e conduta.
· Compreender através de reflexões sobre a importância da Fé e solidariedade com a forma de libertação, relação de vida e construção de cidadania.
· Organizar uma palestra informativa sobre “drogas” para pais e responsáveis.
· Incluir Deus em todas as coisas que iremos realizar.

Restrições gerais:

Tempo: todo o tempo.
Abrangências: Todo o Ensino Fundamental e Médio, Pais e responsáveis.
Recursos:
Humanos:

Professores (ciências, português, matemática, história, geografia, educação física e religião).
01 supervisor pedagógico;
01 professor facilitador de informática;
01 professor para ensino e uso da biblioteca;
01 direção.

Materiais:

Computadores, vídeos, datashow, impressora, scanner, Xerox, livros, TV, internet, caixa de som amplificada.

Financeiros:

Fundos de quinhentos reais para tiragem de copias, serviços de terceiros e materiais de consumo.

Pré-Requisito:

· Envolvimento da direção, serviço pedagógico, professores para o ensino e uso da biblioteca e professores de outras áreas disciplinares da escola na viabilização do projeto.
· Disponibilidade dos professores facilitadores da informática educativa para acompanhar as turmas.
· Disponibilidade da sala de informática, sala de vídeos e biblioteca nos 03 turnos.
· Fazer contato com profissional da área de saúde para ser entrevistado.
· Sala de informática conectada a internet.
Atividades a realizar:



Etapa
O quê
Como
Com o quê
Contribuição da informática
Áreas disciplinares
Problematizaçao
Colocação da situação problema.
Disparador
Assistir ao filme:
“Meninos de rua”-1º ciclo
Discutir:
- o que significa “morrer em vida”?
- você acha que álcool e cigarro são drogas? Se concordar, por que são comercializadas livremente?
- Quais os motivos podem levar um jovem a usar drogas?
- Como ajudar uma pessoa que usa droga a livrar-se do vicio?
- Você acha que alguém que usa drogas pode ter bom desempenho na escola, e sucesso na vida.
Registrar o comentário sobre o filme.

TV
DVD
Cd








Ciência

Ciência
Organização do projeto
Levantamento dos conhecimentos.
Levar os professores para o laboratório para que eles possam esclarecer as dúvidas sobre as drogas.


Word
Ciências
Detalhamento pedagógico
Levantamento de dados
- pesquisa na biblioteca os conceitos de drogas e os diferentes tipos.


Ciências
Propostas disciplinar

- fazer uma tabela de diferentes tipos de drogas.
- preparar um roteiro para entrevistar um profissional para falar sobre tipos de drogas, mas conhecidas e relatar seus danos sociais, psíquicos e físicos causados pelo uso.
- entrevistar um profissional segundo roteiro, discussão e avaliação dos resultados.
- preparar um questionário para levantar opiniões sobre o uso de drogas.
- entrevistar o usuário.
- listar os primeiros socorros para usuário de drogas em crise.
-levantar proposta para cura do viciado.
-construir slogans e cartaz propaganda para conscientização dos jovens sobre os malefícios das drogas.
- deflagrar uma campanha sobre os malefícios das drogas.

Roteiro de pesquisa




Aplicar questionário extraclasse.


Word






PowerPoint



Ciências

Socialização
- resolver

Word e Excel







.

Síntese (documentação)
Organizar todo o material gerado ao longo do projeto:

· Relatório de entrevistas
· Gráficos de resultados de pesquisas
· Tabelas elaboradas
· Produções de textos
· Parodias
· Poemas
· Dramatização
· Slogans
· Cartaz propagandas
· Jornal mural
· Fazer uma exposição aberta à comunidade.

Registros de hipóteses e conclusão.

Avaliação do projeto pedagógico

· Avaliar a aprendizagem e os aspectos de interdisciplinaridade
· Avaliar a participação de cada aluno, os grupos e a participação da escola.


Escola Municipal Brasiliano Carmo de Jesus Ensino fundamental
Programa de prevenção e erradicação das drogas na escola.
Facilitadores: Carlos Alberto, e colaboradores.

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