TECNOLÓGIAS NA EDUCAÇÃO
PLANO DE AULA
1- DADOS DE IDENTIFICAÇÃO
ESCOLA: Escola municipal BASILIANO DO CARMO DE JESUS.
SÉRIE: 8ª Série do Ensino Fundamental
TURNO: NOTURNO
NÚMERO DE ALUNOS: 40
PROFESSOR: Carlos Alberto F. de Souza
CARGA HORÁRIA: 2 horas
SEMESTRE: 3º Bimestre.
2 – OBJETIVOS GERAIS
Facilitar de forma ampla o aprendizado do aluno, incentivando para a observação e para a pesquisa. Mostrando a utilidade dos softwares educativos para complementação do ensino na sala de aula, e meios para aplicá-la na prática do dia-a-dia.
3 – OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Mostrar como encontrar ferramentas nas paginas da internet, utilizando site de busca. Criar forma objetiva e clara de utilização do software winplot para plotar a equação da reta e a equação da parábola, e compará-la com as realizadas na sala de aula.
4 – CONTEÚDOS
Trabalharemos com funções do 1º grau e do 2º grau, traçando retas e parábolas, assim especificadas: y = - 2x + 1, y = 3x, y = 6x – 4, y = -4x + 2, y = 2x – 4, y = x², y = -x², y = x² - 4, y = x² - 2x, y = -x² + 2x -4.
5 – METODOLOGIA
A aula será introduzida através de quadro branco, expondo de forma teórica os principais assuntos, de forma que todos eles tenham pelo menos um exemplo prático. Para ilustrar e facilitar o aprendizado. Depois, introduziremos um dos exemplos feitos no quadro branco, como modelo e comparação do que vai ser feito no software. Todos os exemplos serão executados em grupos de dois ou três alunos, compartilhando o aprendizado.
6 – RECURSOS
Quadro branco, pincel para quadro, apagador, apostila, figuras com forma de reta e parábolas, computador e software.
7 – AVALIAÇÃO
A avaliação será realizada de forma natural e observativa. Enfocando a participação, o interesse dos alunos, em todas as atividades realizadas.
8 - REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
ANDRINI, Álvaro. Praticando matemática. São Paulo: Editora do Brasil S/A, 2000
IEZZI, Gelson. Matemática e realidade. 8ª série. São Paulo: Atlas
Nenhum comentário:
Postar um comentário